CENSO DEMOGRÁFICO 2022

Veja na integra tudo sobre essa notícia.

CENSO DEMOGRÁFICO 2022

São processos seletivos para Agente Censitário Municipal / Agente Censitário Supervisor e Recenseador. O IBGE abriu dia 15/12/21 as inscrições do processo seletivo para contratar temporariamente 206.891 pessoas para trabalhar na organização e na coleta do Censo Demográfico 2022 em todo Brasil e quase 22 mil vagas em Minas Gerais.

INSCRIÇÕES: 15/12/21 a 29/12/21. Há possibilidade de solicitar a isenção da taxa, neste mesmo período, para os casos de comprovada hipossuficiência de recusrsos financeiros, utilizando o número do CadÚnico.

As inscrições para recenseador e agentes censitários podem ser feitas no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV): https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21.

RECENSEADORES:

Os recenseadores vão trabalhar na coleta de informações do Censo Demográfico 2022. São vagas de nível fundamental e os profissionais serão pagos por produtividade. A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais. Ideal é que recenseador more próximo de onde vai trabalhar. Durante as inscrições, que vão até 29 de dezembro de 2021, o candidato deverá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova. A taxa para participar da seleção é de R$ 57,50, pode ser paga até 25 de janeiro, e a prova será aplicada na manhã do dia 27 de março de 2022.

AGENTE CENSITÁRIO MUNICIPAL/AGENTE CENSITÁRIO SUPERVISOR

Também estão abertas até o dia 29 de dezembro as oportunidades para agente censitário supervisor (ACS) e para agente censitário municipal (ACM), ambas de nível médio. Os salários são de R$ 1.700,00 e R$ 2.100,00, respectivamente, além de auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escola, férias e 13º salário proporcionais, de acordo com a legislação em vigor e conforme o estabelecido no edital. A taxa de inscrição é de R$ 60,50, pode ser paga até 25 de janeiro, e a prova será realizada também em 27 de março, só que na parte da tarde.

PROVAS: As provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas. Elas serão aplicadas no dia 27 de março de 2022 tanto ACM e ACS (provas à tarde), quanto para recenseadores (provas de manhã). O resultado final está previsto para 06 de maio de 2022.

DEVOLUÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO ANTERIOR CANCELADO:

A devolução da taxa de inscrição do processo seletivo simplificado do Censo 2021, cancelado em outubro, pode ser solicitada no Portal do IBGE (www.ibge.gov.br). O valor será restituído em até 40 dias após a solicitação. A orientação vale também para ressarcimento aos inscritos na seleção do Censo 2020.